Que tênis devo comprar para correr?

Por: Marcus Vinícius Zunino Sgrott Olá amigo (a), escuto frequentemente esta pergunta, e hoje vamos falar que o tênis não é o mais importante! Primeiramente, você precisa saber que nem sempre o tênis mais caro da loja é o melhor para correr. Existe muita propaganda em cima deste produto, e as empresas sabem que muitas pessoas […]

Article8

Por: Marcus Vinícius Zunino Sgrott

Olá amigo (a), escuto frequentemente esta pergunta, e hoje vamos falar que o tênis não é o mais importante!

Primeiramente, você precisa saber que nem sempre o tênis mais caro da loja é o melhor para correr. Existe muita propaganda em cima deste produto, e as empresas sabem que muitas pessoas se guiam pelo preço, mas existem alguns modelos muito caros, com excesso de amortecimento, bolhas de ar, molas, enfim; geralmente sistema de amortecimento muito aparente não funciona muito bem! E este excesso gera instabilidade e expõe o praticante à riscos de lesão com o tempo.

Sabemos também que temos basicamente três tipos de pisada: normal, pronada e supinada. A maioria das pessoas tem pisada normal, puxando levemente para pronada ou para supinada.

Sendo assim, a grande maioria das pessoas pode usar um tênis normal para corrida, desde que seja leve, flexível e com material que permita o pé respirar (esqueça os tênis de couro, ou para tenistas). Pesquisas recentes também contestam a eficácia do tênis para corrigir pisada que não sejam exageradamente pronada ou supinada.

Agora o que está se mostrando cada vez mais importante, é o fato dos músculos do , dos membros inferiores e do CORE, estar preparados ou não para receber tanto estresse. A corrida é um esporte que gera bastante impacto, mas quando estamos preparados, e não exageramos na dose, conseguimos reduzir o risco de lesão consideravelmente.

Portanto, invista sim, numa preparação para que seu corpo suporte todo o impacto que a corrida traz. Nossos músculos precisam estar fortes e flexíveis (inclusive os dos pés), nossas articulações trabalhando com boas amplitudes e nosso cérebro precisa saber como coordenar uma passada da maneira eficiente, poupando energia e amortecendo seu impacto.

Com certeza, a partir do momento que o seu corpo estiver preparado, o risco de lesões será muito menor, para correr, ou para qualquer outra atividade que venha a fazer, e o tênis será só um detalhe que pouco vai mudar sua performance.

Feliz 2018, e que este ano traga quilômetros de sorrisos, saúde e sucesso para todos nós.

Marcus Vinícius Zunino Sgrott – Personal Trainer – Cref 2780 – Florianópolis/SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *