Consciência não tem marcha ré

  Por: Maria Luiza Guerra Onde quer que eu esteja, mesmo ministrando aulas, procuro uma aula de yoga. É muito comum isso entre os professores.  Não se deixa de aprender nunca e o yoga te ensina isso: que precisamos elevar a consciência e buscar sempre o bem para nós e entorno. A caminhada é longa. […]

 

yoga-386612_960_720

Por: Maria Luiza Guerra

Onde quer que eu esteja, mesmo ministrando aulas, procuro uma aula de yoga. É muito comum isso entre os professores.  Não se deixa de aprender nunca e o yoga te ensina isso: que precisamos elevar a consciência e buscar sempre o bem para nós e entorno. A caminhada é longa. É necessário se encontrar. Quando estava em Itajaí e fui fazer essa aula, escutei uma coisa tão doce e carregada de verdade. No final da aula, a professora ‘me lembrou’ que o YOGA ACONTECE DA PELE PARA DENTRO. Pura verdade. Foi como abrir uma janela, só a empurrei, já estava sem o trinco.

Inclusive, depois usei essa frase em uma aula que ministrei. A prática, aqui no Ocidente, é divulgada como contorcionismo ou só relaxamento, mas isso vem mudando. No primeiro texto aqui do site, eu falei sobre os oito passos do yoga. Cada passo com a sua importância. A asana (posturas), é apenas um dos pilares desta filosofia de mais de 5 mil anos. O que eu te digo é sobre experienciar essa prática, pois quem domina o corpo, domina a mente; quem domina a respiração, domina a mente.

Depois de um tempo, por mais que agora não acredite você vai descobrir a calma que o yoga traz. Muitas das asanas são difíceis e de difíceis elas se tornam desafiadoras. Tentam te vencer e eu já tive vitórias. Outra coisa que repito neste texto são os belos livros do Sri Prem Baba. Ele consegue nos fazer entender e colocar luz nos próprios ‘buracos negros’ e nas autossabotagens, que não conseguimos ver. O autoconhecimento serve para isso. Depois que ingressei nesse caminho, falta tempo para tudo que quero fazer. Mudei o foco. Eu penso muito mais em mim. Às vezes até dói ver as verdades, mas consciência não tem marcha ré.

Maria Luiza Guerra – Santa Maria/RS

Jornalista e professora de yoga formada pela escola Yoga Nilaya Conhecimento e Espiritualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *