Compulsão Alimentar, o que fazer?

E quando você come muito rápido até ficar “estufado”, mesmo sem estar fome, come escondido, perde o controle sobre a quantidade ingerida e depois ainda tem aquele sentimento de culpa? Estas queixas podem estar relacionadas com um transtorno alimentar. Os Transtornos da Conduta Alimentar que ocorre em cerca de 2 a 5% da população são […]

hamburger-2683042_960_720

E quando você come muito rápido até ficar “estufado”, mesmo sem estar fome, come escondido, perde o controle sobre a quantidade ingerida e depois ainda tem aquele sentimento de culpa? Estas queixas podem estar relacionadas com um transtorno alimentar.

Os Transtornos da Conduta Alimentar que ocorre em cerca de 2 a 5% da população são discretamente predominante nas mulheres. Boa parte dos diagnósticos desses transtornos ocorrem em indivíduos que fazem algum programa de controle de peso.

Esses pacientes tem tendência ao sobrepeso e obesidade e podem ter transtornos depressivos, ansiosos ou bipolaridade associados.

Bem, é claro que esses casos necessitam de uma avaliação médica e condutas multiprofissionais específicas.

Mas e as pessoas que não chegaram a tanto, mas têm aquela vontade, de vez em quando quase incontrolável de comer doces, frituras e estão precisando diminuir o percentual de gordura?

Bem, há necessidade de se distribuir corretamente as refeições ao longo do dia, deve-se evitar contato com os alimentos que causam o fenômeno do “ataque de vontade de comer”, também pode haver a necessidade de utilizar alimentos específicos e fitoterápicos com efeito sacietógeno ou que façam o cérebro “esquecer” daquela vontade, além de uma mudança comportamental. Entretanto a terapia farmacológica pode ser necessária em alguns casos e deve ser prescrita por um médico capacitado.

Então coma com prazer, mas com controle e equilíbrio!

Dr. Alessandre Tramontim – Médico Nutrólogo – CRM SC 9036 RQE 13049 – Título de Especialista pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Nutrologia. Florianópolis/SC.

www.alessandretramontim.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *