Algumas dicas para iniciar o ano sem cigarro

Por: Lisandra Soldati O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Aproximadamente 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres) são tabagistas. Sabemos que não existe um momento ideal para parar de fumar, mas […]

non-smoking-2383236_960_720Por: Lisandra Soldati

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Aproximadamente 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres) são tabagistas. Sabemos que não existe um momento ideal para parar de fumar, mas uma dica importante seria você procure parar de fumar quando não estiver vivendo situações muito dramáticas como perda de amigo ou familiar e nem términos de relacionamentos amorosos ou ainda perda de emprego. Mas mesmo esses momentos podem ser motivadores para que você deseje viver mais e fazer uma escolha de vida saudável !

O IDEAL É MARCAR UMA DATA PARA SER O SEU PRIMEIRO DIA COMO EX-FUMANTE.
Existem outras formas para parar de fumar, mas a parada abrupta, ou seja, você deixar de fumar de uma só vez, abandonando totalmente o uso de cigarros de uma hora para outra tem se mostrado uma forma muito eficaz. Neste caso, se seu grau de dependência for médio ou elevado, existem recursos para diminuir o desconforto da abstinência, como reposição de nicotina na forma de gomas ou adesivos e medicamentos – converse com seu médico, psicólogo ou algum profissional da saúde qualificado que possa falar a respeito disso.

Outra forma de parar é a gradual, em que você ou diminui o número de cigarros em sete dias até parar ou vai adiando a hora do primeiro cigarro, até o sétimo dia. A parada gradual não deve durar mais de duas semanas, pois vira uma forma de adiar e não de parar. O ideal é marcar uma data-limite.
Você decide qual sua forma preferida, assim como seu desejo de parar de fumar tem que estar fortalecido e você aceitar e se acompanhar nos possíveis desconfortos que enfrentará. Tanto efeitos psicológicos como a falta de algo que lhe acompanhou por tanto tempo e viver esse luto, como a presença de alguns sintomas físicos que podem durar algumas semanas, mas que desaparecem com o passar do tempo. Afinal, muito provavelmente seu organismo estava intoxicado de nicotina durante anos. Isto é chamado de síndrome de abstinência. A maioria desses sintomas se inicia algumas horas após parar de fumar e atinge intensidade máxima em 24 a 48 horas, diminuindo gradativamente nas semanas seguintes. A terapia de reposição de nicotina e certas medicações podem ajudar a diminuir estes sintomas.
Nesse período talvez você sinta irritação, mudança de humor, insônia e falta de concentração. Mas não desista, isso passa e faz parte do processo.

Se não conseguir parar de fumar desta vez, não desanime! A recaída não deve ser vista como um fracasso. Tente novamente quantas vezes forem necessárias até que você consiga!!

Lisandra Soldati – Psicóloga Clinica (Porto Alegre/RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *