A proteção solar nos atletas

Por: Gabrielle Adames Pelos fatores geográficos descritos e pelo culto aos esportes, o brasileiro é um dos povos com maior exposição solar anual.  Atletas que praticam atividades ao ar livre recebem considerável dose de radiação ultravioleta. Medidas fotoprotetoras adequadas a este grupo devem ser tomadas devido ao alto grau de exposição que associado ao suor intenso […]

running-573762_960_720

Por: Gabrielle Adames

Pelos fatores geográficos descritos e pelo culto aos esportes, o brasileiro é um dos povos com maior exposição solar anual. 

Atletas que praticam atividades ao ar livre recebem considerável dose de radiação ultravioleta. Medidas fotoprotetoras adequadas a este grupo devem ser tomadas devido ao alto grau de exposição que associado ao suor intenso induzido pelo calor e pela atividade física pode contribuir significativamente para o dano à exposição solar, já que aumenta a sensibilidade e o risco de queimaduras. 

Isso se deve, provavelmente, à hidratação da camada córnea, com diminuição da reflexão e dispersão da luz solar. Devido à dificuldade de reaplicação do protetor solar e ao alto tempo de exposição, o uso de vestimentas com tecidos que possuam proteção ultravioleta e o uso de bonés ou chapéus adequados, além de óculos escuros que protegem não somente os olhos como a região em todo dos olhos e bochechas, são fundamentais. Veículos em creme mais espessos e bastões podem ser uma opção interessante na face reduzindo a queixa de ardência nos olhos. Para uso corporal, recomendam- se produtos de fácil aplicação, como loções cremosas e aerossóis.

Quando falamos de protetores solares, o ideal para o esportista é aquele que permita maior aderência devido ao suor constante e às atividades aquáticas.

O veículo “spray” é muitas vezes preferido devido à facilidade de secagem e rápida aplicação. Os atletas que praticam esportes aquáticos são mais afetados pela radiação ultravioleta, devido à pouca proteção com vestuário, ao contato constante com a água e à reflexão na superfície da água. Alguns produtos utilizam emulsão inversa (óleos na fase externa da emulsão) para aumentar a resistência do produto à água.

Recomenda-se a não realização de atividades esportivas ao ar livre no período entre 10h e 15h.

O uso do protetor solar é muito recomendável, tendo algumas características específicas como alto valor de FPS, se possível acima de 50.

 

Dra. Gabrielle Adames – Dermatologista – Membro da SBD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *